quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MANIQUEÍSMO MODERNO: A DEMONIZAÇÃO DA POLÍTICA!

 

            Nosso “amigo” Ari, o Aristóteles dizia que o homem é por natureza um animal político, um ser social. E por política encontramos as seguintes definições:

“A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".[2]”.

            Ora, mesmo gostando ou não, se envolvendo ou não, o ser humano é político, ou seja, vive em sociedade em sua pólis moderna. Isso equivale dizer que o homem tem por obrigação como cidadão que é, fazer parte da política nem que seja somente com seu voto.
            Mas, em nosso contexto brasileiro em toda época de eleições a história se repete, e sem saber em quem votar, queremos descobrir quem são os bons e maus políticos, partidos etc. Mas a questão política vai muito além da metafísica, passa da base para a superestrutura, e logo começamos a conceituar partidos e políticos que fazem parte do bem e do mal.

Por quê?

            Essa situação é bem mais antiga do que se pensa, desde os tempos mais remotos vemos pessoas querendo situar coisas nas esferas do bem e do mal. O próprio Cristo foi ridicularizado por escribas e fariseus ao ser acusado de possuir demônio (belzebu). Agostinho chegou a escrever a “Cidade de Deus”, e a “Cidade dos Homens”, mais uma vez situando as essas possíveis diferenças. Sem ainda esquecer do inferno Dantesco rs...
            Mas a demonização da política nasce e se fortalece pós-segunda guerra mundial, com a bipolarização do mundo. O velho Joseph McCarthy foi um dos grandes responsáveis em propagandear que o Comunismo era do mal, e o Capitalismo era do bem. Desta forma, se desencadeou no mundo um verdadeiro “caça as bruxas”, a todos que simpatizavam pela esquerda política. O discurso anticomunista é verificado em filmes do pós-guerra, livros, ações militares etc. E essa ideologia veio alimentar e dar respaldo a famosa Ditadura Militar Brasileira.
           
Apologia à esquerda?

            De forma nenhuma. Quero em poucas palavras demonstrar que com todos os problemas que os partidos tem, a demonização sempre será sobre os partidos de esquerda, pois carregam a fama de serem ateus, e de reprimir o evangelho nos regimes totalitários, o que é uma grande verdade.
            Contudo, nós como Cristãos, sendo protestantes ou católicos, devemos nos situar em meio essa luta. É gratificante ver a preocupação que as igrejas estão tendo em relação a sua fé, e suas doutrinas. Mas é triste vermos os mesmos líderes e igrejas perpetuarem essa luta do bem contra o mal (maniqueísmo), tirando a soberania de Deus, ou querendo dar uma mãozinha para ELE a como melhor governar nesta política do Brasil e mundo. É válida nossa intenção a preservar a ética e moral cristãs, mas deixemos Deus ser Deus, deixemos a sua palavra se cumprir na integra. Ou seja, “Por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriará” Mt. 24.12. Isso, não quer dizer que nós devamos votar em qualquer um, votar sem responsabilidade. Uma coisa deve ficar clara, estamos vivendo somente o princípio do fim, coisas piores virão, e o meu e o seu voto, não impedirão da palavra de Deus se cumprir.
            Deus é soberano em todas as coisas, e sua palavra diz:

TODA a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” Rm 13.1-2.

            Ganhe o PT, ou ganhe o PSDB, Deus continuará no controle da história e da vida humanas. Não limitemos o poder de Deus, ELE é o Todo Poderoso, e não existe um luta entre o bem e o mal, Deus Reina sobre todas as coisas, pelo século dos séculos.
            Amém! Deus nos abençoe

Artigos Relacionados

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, parabéns pela explicação e parabéns pela iniciativa de criar o blog, já sou seguidor. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Jean, eu fico muito feliz, e admirado em ler um abençoado texto como esse... Me sinto em em receber uma mensagem de orientação como essa, pois sei que um jovem com sabedoria e iluminado por Deus. Parabéns! um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Por incrivel que pareça, os valores cristaos trescendem o cristianismo.
    Isso o vemos claramente nos partidos de "direita" (uso aspas porque considero esse termo obsoleto em nossos tempos), que mesmo sendo catolicos romanos ou sem religiao, defendem os valores da vida e da liberdade.
    Os principios cristao sao as bases da nossa sociedade, e qualquer mudança apenas nos mostra que o mundo vai de mal a pior. O que nao podemos exigir é atitudes cristas de aqueles que nao o sao.

    ResponderExcluir