sábado, 2 de outubro de 2010

NOSSA LUTA É CONTRA QUEM?



            Certamente você teve, ou ainda tem um super-herói. O super-herói da minha vida foi sem dúvida o Jaspion (personagem dos desenhos japoneses da década de 80), não perdia nenhum episódio, pois precisava saber como estava o andamento das lutas do meu campeão, como estava o conserto do robô Daileon, pois constantemente estava sendo atingido por Satan goss. Mesmo sabendo que tudo aquilo era um seriado da televisão, eu não conseguia desvincular a possibilidade de não ser real. Isso se deve a ingenuidade da imaginação de quando se é criança. Isso era tão fato, que confesso ao leitor que um dia cheguei a chorar, quando o Jaspion foi morto pela mão do seu arquiinimigo: o McGaren. Neste seriado, estava muito fácil e claro saber, Quem lutava contra quem: Jaspion e seu robô Daileon, lutavam contra McGaren e Satan goss. 
            Contudo, em nossos dias não sabemos contra quem é nossa luta. O Apostolo Paulo vai dizer: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef. 6.12 - ARA). Pelas palavras gregas ai-ma kai. sa,rka (aima) e (sárka) entendemos literalmente: “sangue humano”; e “carne o corpo físico, a natureza humana”. Os mesmos termos aparecem na versão grega Septuaginta: “És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue (ai-ma) de teu irmão” (Gn. 4.11 – ARA); e ainda “Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne (sa,rka) (Gn. 2:21 – ARA). Se nossa luta então não é contra o sangue e a carne, é sem dúvida contra: avrca,j (árxás); kosmokra,toraj (kosmokrátoras); sko,touj (skótous); pneumatika. (pneumatiká); e ponhri,aj (ponerías). Note que o apóstolo reforça as palavras que giram em torno de um mesmo significado: “autoridade governante”; “governante do mundo“; “trevas, o pecado, o mal”; “espiritual”; “coisa espiritual”; “sobrenatural”.OuviLer foneticamente Hendriksen conclui:

“[.] é contra uma hoste extraterrena inumerável de espíritos malignos: o diabo pessoalmente e todos os demônios sob seu controle, sim, é contra eles que guerreamos. Esses anjos caídos são aqui caracterizados como “principados” e “autoridades”; como “governantes mundiais dessas trevas”; como as forças espirituais do mal nas regiões celestes”. (HENDRIKSEN, 2005, p. 323)

            Identificamos então que não lutamos com o palpável, com a matéria e sim com o abstrato o metafísico, o sobrenatural, ou seja, o reino do mal.

O FOCO DA NOSSA LUTA FOI DESVIADO

            Deixamos de lutar contra o verdadeiro inimigo e arranjamos outros oponentes, que temos identificado com grande facilidade. Eles estão em nossas cidades, em nossos presbitérios, em nossa denominação, enfim no Brasil. Nossos inimigos são formados a partir do momento que suas igrejas crescem mais que a nossa; quando estão construindo um templo maior que o nosso; quando suas doutrinas aos nossos olhos se tornam heresias, etc. Tem sido cada vez mais comum, pastores que se identificam como “irmãos”, tornarem-se inimigos por causa de questões eclesiásticas, e quem arca com prejuízo é o Reino de Deus.
O individualismo, a necessidade de poder neste mundo pós-moderno (se queremos assim), tem desviado o foco de muitos líderes evangélicos que conhecemos e tem os tornado rivais uns dos outros. Não conseguimos entender que evangelho é esse que tem sido pregado? Pois o evangelho de Cristo não é intolerante, não é preconceituoso (no sentido pejorativo), não é egoísta. Muito pelo contrário o evangelho ensinado por Jesus é altruísta, é acolhedor, é amor, mas também é ação, ou seja, é a identificação com os pecadores, com os que perecem, com o oprimido etc. O que se tem visto hoje em dia em muitas igrejas é uma “competição cristã” (se isto existe), e a busca pelas almas só tem vindo muitas vezes do aquário alheio. Quando uma igreja passa por um cisma estamos prontos a acolher os dissidentes com grande alegria: “aqui é o melhor lugar para você”, ao invés de nos compadecermos com a dor do pastor amigo. Mas quando o cisma é conosco, em muitas igrejas o buraco é mais embaixo, e os adeptos dos movimentos evangélicos modernos, muitas vezes proferem até mesmo maldições sobre aquele que está saindo, independente do motivo, como: “Se você sair debaixo da minha COBERTURA, você será amaldiçoado”, pois não existe igreja como a nossa. (Obs. In Loco).
            Sejamos sinceros, isso é Reino de Deus? Paulo vai dizer aos Gálatas: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (3.28). A única luta que a igreja deve ter é pela sua unidade, pelo Reino de Deus, e contra o reino das trevas, já que sabemos que “Nossa luta não é contra carne e o sangue”.
            Deus nos abençoe!

Artigos Relacionados

6 comentários:

  1. Parabéns pelo texto.
    Bem-vindo ao mundo dos blogueiros.
    Deus o abençoe.
    Abraço,
    Pr. Weslei Orlandi
    www.wesleiorlandi.blogspot.com
    www.twitter.com/prweslei

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz, sempre!

    Passei por aqui para conhecer seu blog.
    Estou seguindo.
    Ficaria muito feliz em me visitar.
    Se quiser me seguir também será um prazer.

    Abraço em Cristo,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/
    Te espero lá.

    ResponderExcluir
  3. Olá, passando pra conhecer, gostei!

    Dá uma passada no meu..
    http://leticiazangrandi.blogspot.com

    se quiser me seguir será bemvindo!
    Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, excelente texto! Chega ser deprimente quando como vc disse no texto, as igrejas deixando Deus de lado atrás de seguidores! Boa sorte com seu blog!

    ResponderExcluir
  5. ola ,passei pelo teu blog ,e achei mto bom, parabens

    ResponderExcluir
  6. Oi amor...
    Parabéns pela brilhante inteligência e pela capacidade de fazer de seus pensametos um fascinante mundo de palavras totalmente bem redigidas...
    Prospere sempre, e cresça sempre nesse dom dado a ti pelo Pai.....
    Temos orgulho de você....
    Dê sua esposa e filho(a) que te ama...

    ResponderExcluir