sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Deus Culpado??


Não tem jeito, este será o assunto da semana, e quem sabe mês. Sim, a Tragédia de Santa Maria. Essa tragédia mexeu com os sentimentos não só dos emotivos, mas também com os mais duros de coração. Não existe lugar onde não se comenta este assunto, fila de banco, mercado, roda de amigos etc. Todos indescritivelmente conseguem narrar os fatos de Santa Maria, pois a informação nos chega quase em tempo real. O grande problema não é a narração dos fatos, mas quem é o culpado disso tudo, ou para ser redundante: A culpa é de quem?
            Como é natural ao ser humano, precisamos de um “bode expiatório” para eximirmos de nossas responsabilidades. Não foi assim com Adão no Éden, "Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi." (Gênesis 3: 12). Coisa boa ao ego é quando conseguimos apontar um culpado e ficamos com a razão, nos sentimos fortes, superiores e “mais verdadeiros”.

            Por mais que a “Justiça”, peritos e bombeiros etc., apontem as causas da tragédia, como: foi o sinalizador; não, foi a irregularidade da casa; não, foi o forro que era muito inflamável; não, a porta que era pequena etc., sempre ficará uma pergunta: Por que?

            Foi uma fatalidade? Um acidente? Um acaso? Não sabemos, o fato é que está ai, aconteceu, e infelizmente vai marcar para sempre a vida de muitas famílias que agora tentam reunir forças para continuar vivendo em meio ao sofrimento.

            Mesmo que encontremos as reais causas da tragédia, e que fique esclarecida, ainda assim, não basta para a humanidade, pois existe um culpado maior, que na cabeça da maioria é Deus! Acreditam que Deus se tornou ou é injusto, pois não livrou as pessoas da morte. Ou, “o que Deus estava fazendo, ou onde estava que não salvou o povo do fogo?”. Afirmo que Deus estava no lugar de sempre, no seu trono soberano. São indagações como estas que fazem de Deus um “bode expiatório”.

            Ora, nós nos sujeitamos ao perigo, colocamos nossa vida em risco, e quando acontece uma tragédia desta, Deus é o culpado?? Não só em uma boate, mas um supermercado, um cinema, uma igreja etc., estão sujeitas ao perigo. Os homens com sua “suprema sabedoria”, construíram um mundo para si, e este mundo se tornou perigoso. O avião é um ótimo, e quem sabe o melhor transporte do mundo, mas é perigoso e está sujeito a falha humana, e nem por isso Deus é culpado. O carro é um bom transporte de passeio, mas os homens os utilizam para rachas, cavalo de pau, o conduzem-no embriagado e tiram a vida de pessoas inocentes, e Deus é culpado? Deus inventou o álcool, a droga, as armas? Deus que inventou a bomba atômica, tanques de guerra e ideologias? Não, Deus não é o culpado da desgraça e mal do coração do homem. “Os homens criam as ferramentas, as ferramentas recriam os homens” – McLuhan. Imagino assim como no desenho “O fantástico mundo de Bob”, Deus olhando dos céus para a humanidade, meneando a cabeça e pensando: Não, eles não entenderam e não aprenderam nada.

            Precisamos assumir nossas responsabilidades, e aceitar o que estamos plantando, “Quem semeia vento, colhe tempestade” e ainda; "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6: 7). Nós expulsamos Deus de nossas vidas, falamos a Ele que somos donos dos nossos narizes, e que “na minha vida mando eu”, e queremos que Deus haja diferente conosco? Nos U.S.A foi proibido em alguns estados fazer orações ou ler qualquer tipo de texto religioso, pois a justificativa é: “o estado é laico”; e que não poderiam apresentar religião que seja a ninguém. Concordo com tudo isso, mas seja sincero, você ainda acredita que Deus é culpado das desgraças do mundo?, inclusive das que vem acontecendo nas escolas dos U.S.A? Não, Deus não é o culpado!

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (Provérbios 14:12). O que faço de bom, Glória a Deus; e o que faço de mal, pecado. Deus não é o culpado da Tragédia de Santa Maria, os homens é que são, ou pelo menos deveriam ser responsáveis por seus atos! “É preciso saber viver, é preciso saber viver, saber viver, saber viver – Titãs”. Que Deus nos dê sabedoria pra viver.

Obrigado!

Artigos Relacionados

2 comentários:

  1. Simples assim, não sei se você já leu, mas vai a dica:
    http://apenasevangelho.blogspot.com.br/2013/01/kiss-o-beijo-de-deus-na-tragedia-de.html

    http://apenasevangelho.blogspot.com.br/2013/01/tragedias-castigo-ou-descuido-de-deus.html

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom pastor! Nossas escolhas podem ter consequências.

    ResponderExcluir