sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ONDE ESTÃO OS MICAÍAS?

Com certeza você já teve ter ouvido a história do profeta Micaías (1Reis 22.1-28). Ele foi contemporâneo do profeta Elias, e ambos profetizaram no Reino do Norte em Israel, nos tempos do Rei Acabe e Jezabel. 
      Possivelmente Micaías aparece no cenário religioso já encarcerado, pois “Então disse o rei de Israel: Tomai a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, o governador da cidade, e a Joás filho do rei. E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere...” v.26. Micaías sai do cárcere para participar de um grande conclave em Samaria, do Rei Acabe e Josafá, pois estavam assentados em seus tronos na “praça” da cidade, para ouvirem a “voz de Deus” através dos profetas de Acabe, e que, diga-se de passagem, eram 400. Josafá que era um homem temente e de experiências com Deus, questiona Acabe, sobre seus profetas, pois os 400 “a uma voz predizem coisas boas para o rei” v.13. Acabe então diz que existia só mais um profeta, mas o grande problema é que este profeta (Micaías) só profetizava o que era mal. “Disse, porém, Josafá: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR, ao qual possamos consultar? “Então disse o rei de Israel a Josafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao SENHOR; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá” v. 7.8. Não que é Micaías profetizava o que era mal, ele profetizava a verdade, e esta dói.
         Quando Micaías se apresenta diante de Acabe e Josafá, havia um que até encenava sua profecia, usando chifres, para ilustrar melhor a sua profecia mentirosa, “E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o SENHOR: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir” v.11. Micaías ainda recebe uma orientação tentadora: “E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem” v.13. Afinal, não se tratava de nenhum Panha Manga (goiaba, Zé ruela, tobó etc.), mas dos Reis de Israel. Ainda assim, Micaías não se rende a pressão da maioria (400 profetas), e profetiza o contrário “Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o SENHOR: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa” v.17. ;“E disse Micaías: Se tu voltares em paz, o SENHOR não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos!”v. 28. Micaías mas ousado ainda disse: “Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o mal contra ti” v23. Ele recebe então de presente um soco no queixo (upper, será que isso que se diz no MMA?), do falso profeta Zedequias, e ainda é hostilizado pela maioria e pelo próprio Rei Acabe, mas ele não se dobrou, e pela verdade tornou a ser preso “Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere, e sustentai-o com o pão de angústia, e com água de amargura, até que eu venha em paz. E disse Micaías: Se tu voltares em paz, o SENHOR não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos!”.v. 27.28.   
         A pergunta que não quer calar: Ei líder, de que lado você está, de Micaías ou dos profetas de baal? Não estamos percebendo, mais estamos mais parecidos com os profetas de baal, do que com Micaías, pois tememos “Acabe”, seus favores e a mesa farta de Jezabel. Os profetas de baal profetizavam aquilo que agradava ao Rei, pois desta forma não teriam problemas com ninguém. Nós vendemos nossos princípios e valores eternos por medo de “Acabe”, por medo de perdermos seus favores, títulos e regalias. 
     Somos verdadeiros fariseus e hipócritas em nossos púlpitos, quando pregamos: “Precisamos ser como João Batista, como Elias, Isaías, Jeremias etc., precisamos ter compromisso com a verdade, doe a quem doer, custe o que custar”, mas na prática o dedo em riste só serve para “panha manga”. Estamos vivendo um evangelho darwinista, onde é o mais forte que sobrevive. Estamos sendo coniventes com a mentira, e nisso nos tornamos filhos do diabo, "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."(João 8 : 44). Pregamos a fidelidade, principalmente em dízimos e ofertas, mas na prática não cumprimos nem mesmo a nossa obrigação para com nossos ministérios, a estes, Jesus descreveu-os muito bem, Fariseus e Hipócritas. Estamos preocupados em agradar mais a “Acabe” e a suas instituições, do que ao Senhor e a sua palavra.
        Sinceramente, não é este tipo de “igreja” que quero deixar pra minha filha, não fui ficar enclausurado 4anos no seminário para ver “Acabe e seus 400 profetas reinando”, e ficar simplesmente calado. Não estamos precisando de pentecoste, “avivamento” ou “reavivamento”, estamos precisando mesmo é de vergonha na cara, estamos precisando é nascer de novo, e ter uma mudança de caráter. Precisamos voltar a tratar o que é santo com santidade, e tratar o pecado como pecado, e não usarmos “eufemismos religiosos”, pois a noiva de Cristo merece respeito, não podemos flertar com a noiva do cordeiro, e “iludir” ela, pois isto é uma traição!
        Não me arrependo de ter assumido meu chamado, nem te ter ido pro seminário, pois conheci o evangelho de Cristo, e se precisa-se, faria tudo de novo. Seria muito orgulho e arrogância eu me comparar com o Micaías, pois sei que “não sou digno de carregar nem suas sandálias”, mas minha parte estou fazendo, e mesmo que minha cabeça seja servida num prato aos “Herodes” da religião, quando eu chegar no céu, Jesus com a mão num sinal de jóia, falará: “Valeu Jean”. 

Escrevo e uso esse espaço “democrático” chamado internet, pois sei que posso ser a voz daqueles foram e estão sendo calados pelos “Acabes da Religião”. Micaías de todo o mundo, uní-vos!
“A verdade não é uma prostituta que se vende a qualquer preço” – A. Schopenhauer. 

Com pesar, no ardor de Micaías e Cristo, seu servo inútil Panha manga: Jean Carlos.

Obrigado!.

Artigos Relacionados

11 comentários:

  1. O Espírito do Senhor têm falado ao coração dos Seus, e mesmo, em cidades diferentes, denominações diferentes, muitos e muitos Micaías e Jeans têm se levantado pela Verdade! Estamos juntos pastor!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que Jesus ressuscitou, o Espirito Santos habita entre nós. Eu preciso ler mais a palavra... e praticar cada dia mais o que Jesus deixou pra nós.

    " Medite Na Palavra Dia E Noite
    Você será prospero e bem sucedido.
    Você dará frutos da estação
    seu novo crescimento não murchará.
    O que quer que faça, você prosperará.
    Você terá mais visão.
    Você será abençoado naquilo que fizer.
    Você terá bens armazenados em você.
    Josué 1:8; Salmo 1:2-3; 119:99; Tiago 1:25; Mateus 12:35 "

    Gostei muito do texto. Parabéns...Pastor.

    ResponderExcluir
  3. reparei uma coisa Micaias mentiu para o rei e só falou a verdade por pressão,essa parte foi omitida,não vejo nenhum ato digno de inspiração em um mentiroso!

    ResponderExcluir
  4. REALMENTE BRASIL PARANORMAL! QUEM FAZ POR OBRIGAÇÃO, COM PESAR E POR SER CONFRONTADO PELOS DEMAIS NÃO MERECE LOUVOR.

    ResponderExcluir
  5. Os Micaías não estão nas grandes convenções. Parabéns pela matéria. A grande maioria sempre vai ficar contra o profeta verdadeiro. Veja que até aqui tem gente chamando um profeta do Senhor, Micaías, de mentiroso. Que falta de temor.

    ResponderExcluir
  6. Havia um interesse de Deus cumprir sua palavra sobre Acabe. Um espírito mentiroso entrou sim, mas nos 400 profetas que comiam na mão de Jezabel. Este mesmo espírito atua hoje nos falsos profetas e os levarão a um concílio mundial de igrejas, de braços dados com a grande prostituta, que aliás todos sabem quem é, mas sobre suas filhas só os Micaías sabem. Que grande decepção para os profetas institucionalizados. "Muitos virão a mim naquele dia..." Não vos conheço.

    ResponderExcluir
  7. Caro irmão ERICSIQUEIRA, vou dizer que o comentário do BRASIL PARANORMAL está correto, pois Micaías, no início mentiu, desculpe, talvez vc não tenha percebido na leitura da Palavra de Deus.
    Vou transcrever aqui quando Micaías profetizou mentira, talvez por deboche do Rei Acabe ou por medo de falar a verdade, (Na linguagem de hoje):
    "Quando Micaías chegou ao lugar onde estava o rei Acabe, este perguntou:
    — Micaías, o rei Josafá e eu devemos atacar a cidade de Ramote ou não?
    Micaías respondeu:
    — Ataque, pois o senhor, ó rei, vencerá. O Senhor Deus lhe dará a vitória…
    - Mas Acabe disse:
    — Quando você falar comigo em nome do Senhor Deus, diga a verdade! Quantas vezes preciso dizer isso?
    Micaías respondeu:
    — Vejo o exército de Israel espalhado pelos morros como ovelhas sem pastor. E o Senhor Deus diz: “Estes homens não têm chefe; que eles voltem para casa em paz.” 1 Reis 22; 15 a 17.
    O que quero falar: No final, Micaías acabou falando a verdade. É um fato que comprova que mesmo os profetas verdadeiros estão sujeitos a mentir e não falar o que Deus manda. Isso talvez por um momento de fraqueza e medo. Mas no final acabou profetizando a verdade e deu no que deu.

    ResponderExcluir
  8. nossa muito bom mesmo agradeco a Deus por sua vida!!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do texto. Quanto ao comentário feito por BRASIL PARANORMAL, não vejo a fala de Micáias como uma mentira e sim como uma irônia e/ou sarcásmo. Uma prova disso é que o rei Acabe logo percebe sua "zombaria", por assim dizer. Então, não se prenda a detalhes, pois o importante é a moral de tudo: fale sempre o que Deus manda, doa a quem doer.

    ResponderExcluir